História da loteria Mega Sena

No dia 4 de março de 1996 a loteria Mega Sena foi lançada e uma semana depois acontecia o seu primeiro sorteio. Os números foram sorteados em Brasília, Distrito Federal, o resultado desse sorteio foi divulgado às 20 horas do mesmo dia.

Os números sorteados foram 04 – 05 – 30 – 33 – 41 – 52. Ninguém acertou as 6 dezenas deste sorteio, e o primeiro prêmio sorteado da história da loteria Mega Sena, concurso 1, que era de 1.7 milhões de reais acumulou. Esse prêmio hoje seria equivalente a 9.8 milhões de reais se levarmos em consideração a rentabilidade da poupança.

Hoje em dia a Mega Sena é a loteria favorita dos brasileiros, é também a loteria com os maiores prêmios. Até hoje mais de 200 ganhadores já foram premiados com a faixa principal da Mega Sena.

Mudanças na Mega Sena

Em mais de 20 anos de história da loteria Mega Sena não mudou muito, apenas algumas mudanças foram feitas no processo dos sorteios desde o primeiro concurso. Até 2009 o sorteio era feito com duas máquinas giratórias (globos duplos). Após cada extração as bolas eram reinseridas nos globos para sortear a próxima dezena. A primeira máquina tinha os números de 0 a 5 e a segunda de 0 a 9. O número 00 correspondia a dezena 60. Assim que 6 dezenas eram extraídas sem contar dezenas repetidas o sorteio era concluído.

A partir do sorteio 1140 os dois globos, originalmente de metal, foram substituídos por um único globo de acrílico com bolas numeradas de 0 a 60, todas coloridas, com uma cor para cada dezena.